Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

O Que Você Quer Ser?




- Então, o que você vai ser quando crescer?
- Médico? Hum, talvez engenheiro, quem sabe?
Desde muito cedo, somos apresentados a essa pergunta, que na hora em que é feita, nem se pensa muito, e de pronto respondemos a primeira coisa que nos vem em mente.
Mas com o passar do tempo, ela começa ter um novo significado. E ganhar espaço dentro de nós.
Fazer a escolha de uma profissão que por certo, nos acompanhara ao longo dos anos nem sempre é uma tarefa fácil. Digo por experiência própria! Escolher não é tão simples quanto parece.
Muitas pessoas se frustram por serem obrigadas a exercer uma profissão imposta. Seja por uma escolha que satisfaça a terceiros, ou mesmo por necessidade.
Enquanto estudante pude deparar-me com situações de escolhas profissionais, que com certeza, no futuro darão margens a perguntas do tipo: “- Será isso mesmo que eu queria pra mim?”.
Isso realmente é preocupante! Os jovens de hoje não escolhem profissões por afinidades, ou simplesmente vocação. A grande maioria é levada por motivos banais, ou mesmo por ser mais fácil de entrar numa universidade, menos concorrência.
Daí pode se imaginar o profissional que chegará ao mercado. Fazer simplesmente para se ter um diploma.
Também deve-se considerar os que não têm acesso ao nível superior. Muitos não têm como escolher.
São obrigados a trabalharem no que tiver vaga no mercado, para sobreviverem nesse nosso mundo conturbado.
Digamos que escolher não seja privilégio de muitos.
Quando pensamos sobre o que ser, numa sociedade em que existem inúmeros fatores de exclusão, não basta apenas seguir um sonho, infelizmente.
Muitas pessoas se tornam profissionais idealizados, mas não conseguem ser absorvidos pelo mercado na área de atuação em que se especializam, e são obrigados a exercerem funções muitas vezes, que não tem nada a ver com o que se empenharam em aprender.
É isso que devemos nos preocupar. As escolhas que devem ser feitas, as oportunidades que irão se abrir, os sonhos a se realizarem, a vocação a ser seguida ou não, determinarão o nosso sucesso ou frustração de uma vida inteira.
E então, já sabe o que você vai ser?

Nenhum comentário:

Postar um comentário