Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Por Detrás Daquela Porta


Era uma vez uma porta.
Ninguém sabia o que se ocultava por detrás dela.
Muitas pessoas passavam e comentavam: " O que será que tem lá dentro?".
Mas nunca ninguém teve a iniciativa de se aventurar a abri-la.
Uns pensavam que ali escondia-se um tesouro.
Outros algo que devia permanecer ali, escondido, por se tratar de algo ruim.
Um dia um menino, muito curioso, e corajoso, resolveu que abriria a porta.
Então quando estava prestes, a saber, o que ali se ocultava, um senhor segurou sua mão, impedindo que girasse a maçaneta.
O menino muito contrariado olhou para ele com uma expressão de reprovação: "- Porque o senhor fez isso?"- disse o garoto.
E com um sorriso nos lábios e um olhar terno, o senhor respondeu: "- Você está pronto para o que te espera além dessa porta meu jovem?".
A expressão do garoto se fechou numa imagem de dúvida.
Encarando-o , e sem hesitar, disse: “ Não tenho medo do que não conheço, tenho medo de viver na dúvida de não conhecer! “
Sem pestanejar, o senhor largou a mão do menino, que imediatamente abriu a porta.
Sem palavras, e perplexo, o garoto passou por ela.
No mesmo instante, o senhor horrorizado, saiu o mais depressa possível, para o mais longe possível, daquele local.
Mas afinal o que viu o garoto e o velho?
O garoto viu novas perspectivas, viu um futuro repleto de oportunidades, viu a imagem de um homem bem sucedido, porque ele entendeu que a vida é feita de vários caminhos, cabe a nós escolhermos um deles, e seguir superando adversidades, aprendeu a abrir portas.
O senhor, viu a sua imagem num pequeno retrato estampando uma lápide e pessoas a sua volta chorando, viu as várias vezes que não aproveitou oportunidades que surgiram em seus caminhos, viu o homem solitário e infeliz que agora era um velho, e o pesar do tempo sobre si, entendeu que restara a ele a morte física, porque até o presente momento, estava morto em vida.
É preciso saber aproveitar a vida de uma forma sábia. Não devemos ser acorrentados a nossos medos, nem nos entregarmos ao derrotismo que uma longa batalha nos trás. É necessário que reacendemos o menino que há dentro de nós, e ousamos abrir portas. Portas são feitas para serem abertas e não fechadas. Atrás de cada uma delas, um segredo se revela, uma maneira de contornar desafios, de aprendermos um pouco mais com as experiências de cada dia. Não se deve proceder com aquele senhor, e se deixar envelhecer sem experimentar novas oportunidades, não se deve morrer em vida.
A cada novo dia, devemos renascer com a esperança de mudança. Nada é definitivo.

3 comentários:

  1. É isso ai, parabéns por ser este menino que abriu a porta para outros entrarem por ela, é isso que muda o ser humano atitudes.

    ResponderExcluir
  2. Acho que a curiosidade faz parte da natureza humana, mas há que se usar esta curiosidade de maneira sábia.
    Querer e buscar o novo sempre... saber que por trás destas portas que encontramos pelo caminho podemos conhecer passagens maravilhosas.
    Grande abraço e grata pela partilha belíssima.

    ResponderExcluir
  3. OI Priscila.
    belissimo texto
    bostei muito mesmo
    prbns.

    ResponderExcluir